Senhor da criação, traz consigo a experiência da idade. De andar arrastado e sabedoria infinita, é alheio a todo o tipo de violência, disputas e brigas; gosta da ordem, da limpeza, da pureza. Oxalá é paciente e sabe esperar o momento certo para agir e para falar. Todas essas características se farão muito necessárias principalmente no primeiro semestre do novo ano, que deve ter um início intenso e quente pela influencia de Ossá, da qual tratarei nos próximos dias. Por esse motivo, será necessário exercitar a calma, a generosidade e a tolerância acima de tudo, a fim de se evitar embates desnecessários e mágoas que poderão se arrastar durante todo o ano.
Além disso, Oxalá carrega o peso e a culpa do mundo sobre suas costas; muito exigente consigo e com os outros, de gênio difícil e muito teimoso quando contrariado, é o senhor do início de tudo: planos, projetos, mudanças... sua maior dificuldade, porém, é finalizar aquilo que iniciou e essas características devem ser muito observadas.
Pela regência de Oxalá, 2016 será um ano de fechamento de ciclos e, para que as coisas transcorram em harmonia, deve-se primeiro terminar aquilo que se iniciou nos anos anteriores para o só então colocar em prática os novos planos e objetivos. Para tanto deve-se buscar o auxílio e orientação dos Orixás através das oferendas e ebós corretos para que tenhamos força, coragem e determinação para enfrentar as dificuldades da vida e conquistar a vitória através da perseverança.
.
Nos próximos dias postaremos mais sobre a regência de 2016: Iansã e Iemanjá.

Orixá do Ano - Parte 1: Oxalá
Quer descobrir o seu ODU DE NASCIMENTO?
Os Odus de Nascimento são como signos de um horóscopo africano e influenciam suas escolhas e decisões durante toda a vida, determinando características marcantes em sua personalidade e na forma como você se relaciona com o universo ao seu redor. Cadastre-se e descubra o seu - é grátis!